-
Faixa salarial a combinar
-
Belo HorizonteA empresa aceita candidaturas de Belo Horizonte e cidades próximas
-
Regime CLT
-
Assistência médica
-
Assistência odontológica
-
Auxílio estacionamento
-
Auxílio farmácia
-
Café da manhã
-
Convênio com empresas parceiras
-
Desconto em produtos
-
Refeitório
-
Vale-refeição
-
Vale-transporte
Descrição:
Principais Atividades:
Seus desafios conosco:
- Prestar atendimento aos pacientes e familiares, utilizando métodos e técnicas do Serviço Social e por meio da escuta social, a fim de identificar a demanda e proceder aos encaminhamentos devidos.
- Proceder à investigação diagnóstica, prognóstica e intervenção planejada aos pacientes que apresentam demandas psico-socioeconômicas.
- Orientar pacientes e/ou acompanhantes em função das demandas apresentadas e decorrentes da doença.
- Avaliar as condições socioeconômicas e culturais de pacientes da Oncologia, Radioterapia, CENTRARE, Setor de Internação, Núcleo Médico e Hemodiálise, assim como de seus familiares, por meio da anamnese social, visando melhor atendimento e assertividade no tratamento. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados/taxa de preenchimento de anamneses sociais.
- Atender pacientes e/ou acompanhantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou vínculo familiar fragilizado, procedendo com os devidos encaminhamentos à rede de suporte (ex.: Unidade Básica de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Equipe de Abordagem de Rua e Promotorias).
- Encaminhar paciente e/ou acompanhantes para Casas de Apoio, buscando acolhimento, concessão de benefícios emergenciais e atuando conforme procedimentos pertinentes. Indicador: média de tempo de saída após alta.
- Comunicar alta hospitalar à Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Tratamento Fora do Domicílio, do município de origem ou familiar, caso o paciente não seja morador de Belo Horizonte. Indicador: média de tempo de saída após alta.
- Elaborar estatísticas diárias referentes aos atendimentos prestados, considerando os setores atendidos: Hemodiálise, Oncologia, Radioterapia, CENTRARE, Núcleo Médico e Unidade de Internação.
- Manter contato com o responsável e solicitar acompanhante para o paciente, observando a demanda apresentada e conforme a condição clínica.
- Encaminhar, para os Setores de Transporte das Secretarias Municipais de Saúde, solicitação de atendimento e/ou inclusão de pacientes em tratamento ambulatorial, conforme Portaria do Tratamento Fora do Domicílio.
- Encaminhar internamente pacientes e/ou acompanhantes, em situação de carência material, para a Rede de Amigos, para doações e/ou encaminhamentos conforme a demanda.
- Acompanhar, orientar e discutir casos acadêmicos de Serviço Social nos processos de atendimento aos pacientes e/ou acompanhantes e nas discussões de casos.
- Registrar atendimentos prestados em livro interno do setor, conforme procedimentos pertinentes.
- Proceder à evolução dos atendimentos no Sistema MV, conforme procedimentos pertinentes.
- Entrar em contato com órgãos responsáveis em caso de negligência, falta de responsável legal e documentação na internação de crianças e/ou adolescentes.
- Fornecer vale social ao paciente de alta hospitalar, em atendimento ambulatorial, sem condição de arcar com o transporte de retorno ao domicílio, quando residir em Belo Horizonte. Indicador: média de tempo de saída após alta.
- Solicitar transporte ao Setor de Transporte do Hospital, para o paciente de alta hospitalar debilitado, morador de Belo Horizonte ou encaminhado para Casa de Apoio, sem condição financeira de arcar com o transporte. Indicador: média de tempo de saída após solicitação de transporte interno.
- Identificar recursos na rede de atendimento socioassistencial de apoio que contribuam para a continuidade do tratamento do paciente. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Manter contato com as Secretarias Municipais de Saúde, visando atendimento ao paciente no fornecimento de materiais e equipamentos específicos, conforme solicitação médica. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Manter controles referentes à média de permanência dos pacientes com demanda social, sinalizando situações de alerta e não seguimento dos protocolos. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Orientar paciente e familiar sobre a aquisição de oxigênio domiciliar, órteses e próteses, a partir de prescrição médica, via Secretaria Municipal de Saúde. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Orientar e encaminhar pacientes e/ou responsáveis sobre a garantia de direitos previdenciários, assistenciais e trabalhistas (ex.: Auxílio-Doença, Aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada - BPC, FGTS, PIS/PASEP).
- Elaborar relatórios sociais conforme demandas apresentadas.
- Fornecer declaração de comparecimento, quando o atendimento for pertinente ao Serviço Social, a pacientes e/ou acompanhantes.
- Orientar paciente e/ou acompanhante sobre o benefício de isenção de imposto sobre produtos industrializados.
- Participar de reuniões de equipe do setor, assim como de Comissões de Desospitalização e Cuidados Paliativos.
- Manter contato com os responsáveis pelos pacientes em caso de intercorrência clínica ou falta consecutiva em sessão de Hemodiálise.
- Promover e/ou participar de atendimentos e/ou reuniões junto à equipe multidisciplinar, a fim de tratar questões relacionadas a pacientes e/ou acompanhantes.
- Contribuir com os resultados qualitativos e econômico-financeiros das unidades assistenciais.
- Orientar o paciente e/ou responsável sem documentação no ato da internação sobre a aquisição do documento e, caso necessário, procurar o órgão competente para as soluções pertinentes.
- Encaminhar solicitação de inclusão de paciente do Setor de Hemodiálise, de acordo com o critério clínico, ao Transporte SAMU, a fim de atender moradores de Belo Horizonte.
- Participar de reuniões internas do Hospital, Conselho de Saúde, CIHDOTT, Equipe Multidisciplinar e Qualidade, dentre outras.
- Participar de reuniões externas do NAS (Núcleo das Assistentes Sociais da Nefrologia de BH), assim como de órgãos públicos vinculados à saúde.
Requisitos Técnicos
- Superior completo em Serviço Social.
- Registro no CRESS Ativo.
- Pacote Office Básico.
Como você pode se destacar:
Desejável experiência hospitalar.
Localidade e Horário de Trabalho:
Saudade, Belo Horizonte.
Segunda a sexta-feira: 13h00 às 19h00 (150h mensais).
Outros requisitos:
Empresa
Somos uma fundação filantrópica com 81 anos de história, dedicada ao cuidado e à promoção da saúde de pacientes em todo o estado de Minas Gerais. Localizados em Belo Horizonte, em meio a uma reserva florestal, realizamos mais de 800 mil atendimentos por ano, sempre guiados pelo compromisso de oferecer acolhimento, qualidade e esperança a quem mais precisa.
Somos referência em saúde da mulher, hemodiálise, oncologia adulta e pediátrica, centrare e ortopedia, e temos orgulho de ser 100% Sistema Único de Saúde (SUS). Com base na nossa tradição, estamos passando por um processo de transformação e reestruturação, com foco na melhoria contínua dos nossos serviços, na inovação dos processos e na qualificação do cuidado oferecido a cada paciente.
Aqui, acreditamos que cuidar transforma vidas — inclusive as de quem cuida.
Buscamos pessoas que compartilhem desse propósito, com comprometimento, empatia e vontade de fazer a diferença, para juntos construirmos um Hospital da Baleia cada vez mais humano, moderno e eficiente.
Valorizamos a diversidade e promovemos a inclusão, respeitando e acolhendo todas as pessoas, porque cuidar também é reconhecer as diferenças.
#JuntosNoMovimentoPelaVida